Jovens e adultos da Paróquia São João Bosco de Caetés, em Abreu e Lima, Pernambuco, estão participando de encontros sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021. As reuniões estão sendo conduzidas pelo padre Antonio João Neto, SDB; e vêm despertando nas pessoas a vontade de aprender sobre a temática abordada em 2021 – Fraternidade e diálogo: compromisso de amor.
A formação foi dividida em quatro encontros. O primeiro foi realizado no dia 23 de fevereiro na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em Caetés II. Já o segundo, ocorreu no dia 28 de fevereiro na Igreja Matriz de São João Bosco, em Caetés I.
Os participantes do estudo têm como referência o livro idealizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Nordeste 2 (CNBB NE2). No material, é possível consultar o objetivo da Campanha da Fraternidade Ecumênica, perceber quais são os reais motivos para a realização do projeto quaresmal e debater soluções para o problema social. Além disso, o paroquiano que adquirir o livro pode também celebrar a via-sacra com a comunidade ou com os familiares neste tempo de pandemia.
O padre Antonio João Neto acredita que a realização da formação é um espaço para debater novas ideias e propagar o amor de Jesus Cristo na sociedade. “É fundamental que a nossa AJS e toda a comunidade tenham mais conhecimento do que nos pede a Igreja, nesse tempo importante da Quaresma. Por isso, as formações são muito válidas e, certamente, os ajudarão nesse caminho de conversão, além de esclarecer as questões levantadas - muitas delas, baseadas em fake news -; a respeito do que nos fala a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”, afirma.
As próximas formações serão realizadas nos domingos, 7 e 14 de março, após a Santa Missa da manhã da Igreja Matriz. Todos os encontros de estudo da Campanha da Fraternidade Ecumênica serão transmitidos pelo Facebook e pelo canal do YouTube da Paróquia São João Bosco, Caetés, pela Pastoral da Comunicação (Pascom).
A Campanha da Fraternidade é um projeto idealizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma, tempo de preparação da festa da Páscoa do Senhor. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs, por meio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade trazendo como reflexão um problema concreto que envolve os brasileiros, buscando caminhos de solução.